Dr Strangelove(Stanley Kubrick 1964)

ou Dr Fantático [português]

E se um general anticomunista americano (Peter Sellers) ordenasse bombardear a antiga União Soviética pra se ver livre dos “vermelhos”? Sem se dar conta de que isso seria provavelmente a Terceira Guerra Mundial

Filme americano de 1964, com direção de Stanley Kubrick, com Peter Seller e George C. Scott nos papéis principais, além da atuação de Sterling Hayden, Keenan Wynn, Slim Pickens e Tracy Reed.

Baseado no romance Red Alert ( Também conehcido como Two hous to Doom). O filme é uma sátira da tensão nuclear vivida pelo mundo naquela época.

 

A trama do filme mostra um general transtornado da Força Aérea Americana que ordena um primeiro ataque nuclear contra a União Soviética, e segue o Presidente dos Estados Unidos, seus assessores, os Chefes do Estado-Maior Conjunto e um oficial da Força Aérea Real Britânica, na medida em que tentam interromper os bombardeios a tempo de evitar um apocalipse nuclear, bem como a tripulação do B-52 que tenta cumprir sua missão.

A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos considerou o filme “culturalmente significativo” em 1989, e o escolheu para ser preservado no Registro Nacional de Filmes. Foi classificado como o terceiro filme na lista AFI’s 100 Years…100 Laughs, que mostra os 100 principais filmes de comédia dos Estados Unidos de acordo com o American Film Institute.

 

Elenco:

  • Peter Sellers: Presidente, Dr. Fantástico e outros
  • Slim Pickens: Major T.J. ‘King’ Kong
  • Sterling Hayden: Brigadeiro Jack D. Ripper
  • Keenan Wynn: Coronel ‘Bat’ Guano
  • James Earl Jones: Tenente Lothar Zogg
  • George C. Scott: General ‘Buck’ Turgidson
  • Peter Bull: Embaixador Russo Alexi de Sadesky
  • Frank Berry: Tenente H.R. Dietrich

Os múltiplos papéis de Peter Sellers:

A Columbia Pictures concordou em financiar o filme com a condição que Peter Sellers interpretasse pelo menos quatro papéis de destaque nele. A condição teria surgido a impressão do estúdio que muito do sucesso de Lolita (1962), o filme anterior de Kubrick, teria sido devido à performance de Sellers, na qual seu único personagem assume diversas identidades. Sellers também teve três papéis no filme The Mouse That Roared, de 1959. Kubrick aceitou a exigência, afirmando que “estas estipulações vulgares e grotescas são o sine qua non da indústria cinematográfica.”

Sellers teria improvisado boa parte de seu diálogo, enquanto Kubrick incorporava estes improvisos ao texto escrito para que fizessem parte do roteiro canônico, uma técnica conhecida como “retro-roteirização” (retroscripting).

Sellers acabou por interpretar apenas três dos quatro papéis que lhe foram escritos; também deveria interpretar o major da aeronáutica T. J. “King” Kong, comanda do B-52 Stratofortress, porém Sellers achou que sua carga de trabalho já estava excessiva, e que não saberia recriar com precisão o sotaque texano do personagem. Kubrick insistiu, e chegou mesmo a pedir ao roteirista Terry Southern, criado no Texas, que lhe gravasse as falas utilizando o acento correto; Seller chegou mesmo a aprender o sotaque e iniciou a filmar as cenas no avião, porém acabou torcendo seu tornozelo e teve de interromper os trabalhos no espaço apertado do cockpit cenográfico.

Sinopse:

Um general completamente insano, Jack Ripper, ameaça, durante uma reunião entre nações, neutralizar a U.R.S.S. com bombas nucleares, o que poderia gerar um Holocausto fulminante na Terra. Todos os outros membros fazem de tudo para evitar. Entre eles está o ator Peter Sellers, que retrata três das pessoas que podem impedir a tragédia: o Capitão britânico Mandrake, o presidente norte-americano Merkin Muffley e o alemão bêbado Dr. Fantástico.

 Premiações:

Recebeu 4 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Peter Sellers) e Melhor Roteiro Adaptado.

Ganhou 3 prêmios no BAFTA, nas seguintes categorias: Melhor Filme Britânico, Melhor Filme e Melhor Direção de Arte em um Filme Britânico. Recebeu ainda outras 3 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Ator Britânico (Peter Sellers), Melhor Ator Estrangeiro (Sterling Hayden) e Melhor Roteiro de um Filme Britânico.

Curiosidades:

  • O título que Dr. Fantástico recebeu inicialmente no Brasil é nada mais do que a simples tradução do título original do filme: Dr. Fantástico Ou Como Aprendi a Parar de Me Preocupar e Amar a Bomba. Com o tempo, porém, tal título nacional foi abreviado para Dr. Fantástico.
  • Dr. Fantástico é baseado no livro “Alerta Vermelho”, escrito pelo ex-tenente da Força Aérea Britânica Peter George, que lançou o livro sob o pseudônimo de Peter Bryant em 1958. Porém, Kubrick só conheceu o livro em 1961 em uma visita ao Instituto de Estudos Estratégicos de Londres, quando comprou os direitos para sua adaptação para o cinema.
  • No livro de Peter George o qual Dr. Fantástico foi baseado as duas bombas H eram chamadas de “Hi There!” e “Lolita”. Por coincidência, o diretor Stanley Kubrick havia dirigido justamente Lolita dois anos antes de rodar Dr. Fantástico.
  • Dr. Fantástico foi filmado nos estúdios Shepperton, em Londres, especificamente para acomodar Peter Sellers, que precisava estar na Inglaterra para dar andamento ao seu processo de divórcio.
  • O ator Peter Sellers inicialmente faria não três mas quatro personagens em Dr. Fantástico. Ele apenas não interpretou também o personagem Major T.J. “King” Kong devido ao grande esforo físico que o papel lhe exigia e pelo fato de Sellers ter quebrado o tornozelo após terminar a filmagem dos outros três papéis.
  • O ator George C. Scott declarou certa vez que a performance sua em um filme que mais lhe agradou foi justamente a que teve em Dr. Fantástico.
  • Ao longo do filme há várias referências de que os acontecimentos do filme ocorrem em 1963. Na verdade Dr. Fantástico seria lançado nos cinemas americanos em dezembro deste ano, mas sua estréia terminou sendo adiada para o ano seguinte devido à proximidade com o assassinato do presidente americano John F. Kennedy, que ocorreu em 22 de novembro de 1963.
  • Dr. Fantástico é a estréia nos cinemas do ator James Earl Jones.

 

Já lançado em DVD, o filme é difícil de ser comprado e principalmente de ser encontrado para aluguel nas locadoras, entretanto, vale a pena procurar um pouquinho para comprar o DVD e se divertir com essa louca história nuclear.

Link para download -Torrent

Link para download – Uploaded

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *